Projeto Clínica Odontológica

O serviço da Clínica de Odontologia visa procedimentos curativos e preventivos com o objetivo de atingir o maior número de usuários e sobre tudo conscientizar este público da importância da saúde bucal através de um programa de educação continuada. Este plano de ação beneficia a todos os inseridos nos projetos, assim como quem necessitar do serviço. Além dos resultados obtidos de imediato, como alívio da dor, temos como meta principal o resultado à longo prazo, que é a redução de: incidência da cárie dental, doença periodontal e a promoção de mudança de hábitos de higiene e dietética.

Público Alvo: A toda demanda, que deste serviço necessitar, Crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, e os que estão inseridos nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores e pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais.

Resultados Obtidos: Alívio da dor, redução da incidência da cárie dental, da doença periodontal, a promoção de mudança de hábitos de higiene e dietética.

 
Projeto Suporte Jurídico

O serviço é desenvolvido por advogados voluntários, na escuta,  orientações e encaminhamentos para atendimento no Fórum e Ministério Público. Considerando sempre a realidade do usuário, de seus direitos e deveres, para que o mesmo possa gerir o seu processo, na perspectiva do reconhecimento do seu papel social e das suas possibilidades na resolução dos seus problemas. São feitos encaminhamentos para as diversas varas: família, trabalhista, civil e criminal.Público Alvo: Homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, que estejam cadastrados nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores e pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais, que tenham questões pendentes ou a resolver com a justiça.

Resultados Obtidos:  A resolução dos problemas com a justiça, que possibilitam a melhoria da qualidade de vida e a ampliação das possibilidades da reinserção social.

 
Projeto Vencer sem Drogas

Esse projeto contempla o acolhimento do dependente químico e todo o núcleo familiar, bem como todos os envolvidos no processo de resgate do usuário de substancias psicoativos, promovendo a saúde biopsicossocioespiritual do indivíduo. O Projeto Vencer Sem Drogas tem por meta difundir informações a respeito da drogadição, tratamento e prevenção, promovendo acesso a informações de qualidade; orientados por profissionais que lidam com o problema e conhecem os mecanismos da doença, suas causas, consequências e tratamentos. Com o propósito de evitar ou, pelo menos, reduzir a dor da impotência a culpa e a desesperança que envolve as famílias. Neste projeto os participantes são encaminhados para atendimento individual ou em grupos terapêuticos semanais, onde é feito uma avaliação psicossocial, estimulando a auto-estima e a possibilidade real de mudança de hábitos de vida. Público Alvo: Pessoas que apresentam dependência de substancias psicoativas em tratamento ou não. E todo o núcleo familiar, assim como todos os envolvidos no processo de resgate do usuário.

Resultados Obtidos: Amenizar a dor da impotência, da culpa e da desesperança que envolve as famílias e os usuários, estimulando a comunicação entre si, o fortalecimento dos vínculos familiares, a auto-estima e a possibilidade real de mudança de hábitos de vida.

 
Projeto Ação Impacto Social

É uma ação que tem como objetivo principal ampliar e dar mais resolutividade às ações de atendimento à população carente. O impacto social é a saúde como direito e serviço para a comunidade,  que contribui para a redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidências. Os atendimentos são integrados por profissionais de diferentes áreas como Serviço Social, Fonoaudióloga, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Jurídico, Educador Físico, Nutricionista, Odontologia, Pediatria, Ginecologia, Fisioterapia, Ortopedia, Audiometria, Estética e outros. O Impacto Social realiza um trabalho profissional com os usuários como sujeitos de direitos, contribuindo para o acesso à saúde, como um direito social, o que nos permite enquanto instituição captar o que há de social relacionado à questão da saúde, para além da dor, do sofrimento, da informação pontual  resolver ou amenizar problemas emergenciais, como também canal de possibilidade de resolução de problemas a longo prazo através de encaminhamentos à rede.Público Alvo: Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo do serviço público.

Resultados Obtidos: Melhoria na qualidade de vida, acesso à saúde, diagnósticos mais profundos sobre os problemas locais e construção de vínculos, o que tem proporcionado uma relação de contínua procura pelos nossos serviços e projetos oferecidos à comunidade local.

 
Projeto Natal com Alegria

A proposta desta ação visa à utilização da data festiva, para o recadastramento e o cadastro de novas famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades multidisciplinares temáticas criando a oportunidade de promoção da sua saúde biopsicossocioespiritual. Neste mesmo dia é feita a doação de cestas básicas, roupas e presentes às famílias e crianças. A programação oferece atividade esportiva, cultural, lazer entre outras.  A equipe de profissionais que atuam é composta por médicos, enfermeiros, educador físico, psicólogo, assistente social, professor de música, voluntários, colaboradores e equipe administrativa. Essa atividade tem ainda um momento de reflexão sobre a busca pela qualidade de vida, articulando ações que viabilizem o resgate produtivo do ser, trabalhando o mesmo de forma global, valorizando os aspectos individuais e coletivos. Público Alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas em uma de nossas unidades de trabalho.

Resultados Obtidos: Viabilização e resgate produtivo do ser, trabalhando o mesmo de forma global, valorizando os aspectos individuais e coletivos.

 
Projeto Cia. de Artes Cênicas

O Projeto é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos, em vulnerabilidade social. Utilizando das Artes Cênicas como meio de prepará-los para a vida, oportunizando maneiras de manifestações que os permitam utilizarem as diferentes formas de linguagens da sociedade como a corporal, verbal, plástica, a escrita, entre outras, expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica, e com isso, analisando e avaliando o resultado de suas ações, interagindo de maneira mais eficaz no meio em que vive.

Publico Alvo: Crianças, adolescentes e adultos que estejam cadastradas nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores e pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais.

Resultados Obtidos: Resgate de vidas, ampliando, oportunizando e explorando o processo da construção de seu conhecimento, para assim formar cidadãos críticos, autônomos e responsáveis que participe do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

Projeto Clínica Odontológica