Atendimento Social

O Serviço Social no desenvolvimento de suas atividades estrutura-se nos princípios éticos e morais da profissão, em atendimentos individuais, de grupo, familiares, visitas domiciliares, palestras educativas e outros. São realizados ainda encaminhamentos para a rede básica de atenção e suporte aos demais projetos da ABM, atuando sempre nas relações entre a instituição, os usuários e seus familiares no cotidiano da vida social, promovendo mudanças na forma de ser, sentir, ver e agir dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, buscando o seu lugar na sociedade de maneira consciente e responsável. Público Alvo:  Toda e qualquer demanda, crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos que procuram nossos serviços, e aqueles já  cadastrados nos projetos da ABM.

Resultados Obtidos: Os usuários apresentam bom desenvolvimento do senso crítico, do seu papel na sociedade, responsabilizando-se por escolhas feitas e buscando estabelecer relações em todas as esferas da vida de forma harmoniosa e construtiva.

 
Atendimento Psicológico Ambulatorial

O atendimento psicológico visa a mobilização do sujeito quanto a sua realidade existencial procurando desenvolver estímulos para que ele possa assumir uma postura ativa e responsável diante da vida. Promover a construção do auto-conhecimento no próprio sujeito; lidar com a queixa e a motivação do mesmo para manter-se em mudança; realizar grupos terapêuticos e interdisciplinares criando um espaço de conversação e trocas de experiências onde se possa identificar, significar e re-significar a vida, estimular a readaptação nos vários segmentos , social, profissional, familiar etc.; favorecer o estabelecimento e/ou resgate da rede social; auxiliar no enfrentamento da realidade desmistificando os tabus, os pré-conceitos e desdramatizando as situações problemas. Público Alvo:  crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, que estejam cadastrados nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores, pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais e ou demanda espontânea.

Resultados Obtidos: Os usuários do serviço tem desenvolvido a percepção da sua realidade existencial e as possibilidades de mudanças frente a nova postura em relação a vida, nos aspectos familiares, educacional, profissional e social.

 
Projeto Amigos da Vida

O Projeto Amigos da Vida é um projeto de inclusão social e resgate da cidadania. Inicialmente criado para atender demanda das famílias ex-catadoras de material reciclável do bairro Buena Vista em Goiânia, hoje atende a toda demanda que procurar pelo Projeto, sendo também encaminhadas pelo CRAS. O Projeto se desenvolve através de oficinas de iniciação a costura, crochê e violão. Para se profissionalizar, e ser inseridas no mercado de trabalho, são orientadas e encaminhadas pelo Serviço Social. O público inserido nesse projeto são cadastrados e acompanhados por uma equipe multiprofissional, para acompanhamento integral, considerando o ser humano em todo o seu universo biológico, psicológico, sócio-familiar e espiritual, na identificação da realidade socioeconômica e posterior encaminhamento para o mercado de trabalho.

Público Alvo: Adolescentes, jovens e mulheres que estejam cadastrados nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores e pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais e moradoras da região de risco do município de Goiânia e adjacência.

Resultados Obtidos: Reconhecimento da cidadania, capacidade de prover o sustento pessoal e familiar.

 
Distribuição de Cestas Básica

Esse projeto visa redução dos danos acarretados pela fome no processo de reabilitação e integração sócio-familiar, com a utilização da distribuição seletiva. Todas as famílias inseridas nesse projeto serão encaminhadas para a rede de atenção básica, cursos profissionalizantes e postos de trabalho criados através das parcerias com empresários amigos desse projeto. No projeto, é primordial a mobilização dos beneficiados e de seus familiares quanto à realidade de seus problemas, promovendo estímulo para que ele assuma uma postura ativa e responsável diante do seu processo de inclusão social. Todo o serviço está estruturado em um modelo biopsicosocioespiritual, por meio de equipe multiprofissional, de acordo com a necessidade e possibilidade de cada indivíduo.  Público Alvo: Usuários em situação de precariedade, que estejam cadastrados nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores e pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais.

Resultados Obtidos: Redução da fome, criando possibilidade de motivação para a mudança da realidade vivida e estímulo para ingresso no mercado de trabalho.

 
Projeto Amar o Ser

Serviço específico de atendimento a mulher gestante dentro de uma abordagem psicossocial, considerando todas as fazes da gestação, estimulando o vínculo afetivo entre mãe filho, com o compromisso da valorização da qualidade de vida, sobre tudo da vida que está em formação. O trabalho é realizado por equipe multiprofissional: médico ginecologista, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, educador físico, terapeuta ocupacional e odontólogo, no esclarecimento das dúvidas existentes por meio dos atendimentos individuais ou em grupo com a utilização de palestras educativas. Público Alvo: Adolescentes e mulheres gestantes que estejam cadastrados nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores e pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais.

Resultados Obtidos: A melhoria da qualidade de vida no aspecto geral e principalmente no período gestacional, com a promoção do vínculo afetivo, entre mãe e filho e a família, e a responsabilidade consigo mesma e com a nova vida que já se faz presente, mesmo antes do nascimento.

 
Projeto Afeto

Este é um Projeto que está voltado para o público da terceira idade, no compromisso da restauração e manutenção da qualidade de vida, por meio de atividades sócias educativas, na dimensão biopsicossocioespiritual do ser. As atividades desenvolvidas são tanto curativas como preventivas, com o objetivo de atingir um maior número de usuários e sobre tudo conscientizar este público da importância da saúde física, emocional e psíquica e a promoção de mudança de hábitos de vida.

Nesta premissa o Projeto Afeto desenvolve ações que atendem integralmente as necessidades do idoso, como estratégia fundamental de ampliação do envelhecimento bem sucedido.

O trabalho é realizado no Jardim Marista em Trindade. O Projeto constitui-se em um trabalho educativo, onde além de informação, reflexão, recreação, oportuniza através de eventos, o resgate cultural.

 Público Alvo: Homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos que estejam cadastrados nos projetos da ABM, voluntários, colaboradores e pessoas encaminhadas pela comunidade e serviços locais.

Resultados Obtidos: A conscientização da importância da mudança de hábitos e a valorização da vida para o envelhecer saudável.