PROJETOS

Atendimento Social

O Serviço Social no desenvolvimento de suas atividades estrutura-se nos princípios éticos e morais da profissão, em atendimentos individuais, de grupo, familiares, visitas domiciliares, palestras educativas e outros. São realizados ainda encaminhamentos para a rede básica de atenção e suporte aos demais projetos da ABM, atuando sempre nas relações entre a instituição, os usuários

e seus familiares no cotidiano da vida social, promovendo mudanças na forma de ser, sentir, ver e agir dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, buscando o seu lugar na sociedade de maneira consciente e responsável.

Público Alvo:  toda e qualquer demanda, crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos que procuram nossos serviços, e aqueles já  cadastrados nos projetos da ABM.

 

Atendimento Psicológico

O atendimento psicológico visa a mobilização do sujeito quanto a sua realidade existencial procurando desenvolver estímulos para que ele possa assumir uma postura ativa e responsável diante da vida. Promover a construção do auto-conhecimento no próprio sujeito; lidar com a queixa e a motivação do mesmo para manter-se em mudança; realizar grupos terapêuticos e interdisciplinares criando um espaço de conversação e trocas de experiências onde se possa identificar, significar e re-significar a vida, estimular a readaptação nos vários segmentos , social, profissional, familiar etc.; favorecer o estabelecimento e/ou resgate da rede social; auxiliar no enfrentamento da realidade desmistificando os tabus, os pré-conceitos e desdramatizando as situações problemas.

Público Alvo:  Crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, usuários  dos projetos ou não.

Projeto Amigos da Vida

O Projeto Amigos da Vida é um projeto de inclusão social e resgate da cidadania. Inicialmente criado para atender demanda das famílias ex-catadoras de material reciclável do bairro Buena Vista em Goiânia, hoje atende a toda demanda que procurar pelo Projeto, sendo também encaminhadas pelo CRAS. O Projeto se desenvolve através de oficinas de iniciação a costura, crochê e violão. Para se profissionalizar, e ser inseridas no mercado de trabalho, são orientadas e encaminhadas pelo Serviço Social. O público inserido nesse projeto são cadastrados e acompanhados por uma equipe multiprofissional, para acompanhamento integral, considerando o ser humano em todo o seu universo biológico, psicológico, sócio-familiar e espiritual, na identificação da realidade socioeconômica e posterior encaminhamento para o mercado de trabalho.

Oficinas Oferecidas: Costura, musica e crochê

Público Alvo: adolescentes, jovens e mulheres moradoras da região de risco do município de Goiânia.

Projeto Distribuição de Cesta Básica

Esse projeto visa redução dos danos acarretados pela fome no processo de reabilitação e integração sócio-familiar, com a utilização da distribuição seletiva. Todas as famílias inseridas nesse projeto serão encaminhadas para a rede de atenção básica, cursos profissionalizantes e postos de trabalho criados através das parcerias com empresários amigos desse projeto. No projeto, é primordial a mobilização dos beneficiados e de seus familiares quanto à realidade de seus problemas, promovendo estímulo para que ele assuma uma postura ativa e responsável diante do seu processo de inclusão social. Todo o serviço está estruturado em um modelo biopsicosocioespiritual, por meio de equipe multiprofissional, de acordo com a necessidade e possibilidade de cada indivíduo.

Público Alvo: usuários em situação de miséria que forem identificados nos projetos, e aqueles que procuram a instituição.

Projeto Amar o Ser

            Serviço específico de atendimento a mulher gestante dentro de uma abordagem psicossocial, considerando todas as fazes da gestação, estimulando o vínculo afetivo entre mãe filho, com o compromisso da valorização da qualidade de vida, sobre tudo da vida que está em formação. O trabalho é realizado por equipe multiprofissional: médico ginecologista, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, educador físico, terapeuta ocupacional e odontólogo, no esclarecimento das dúvidas existentes por meio dos atendimentos individuais ou em grupo com a utilização de palestras educativas.

Público Alvo: adolescentes e mulheres gestantes.

 

Projeto Afeto

 O Projeto está voltado para o público da terceira idade, no compromisso da restauração e manutenção da qualidade de vida, por meio de atividades socioeducativas, na dimensão total do ser, biopsicosocioespiritual. São atividades curativas e preventivas com o objetivo de atingir um maior número de usuários e sobre tudo conscientizar este público da importância da saúde física, emocional e psíquica, e a promoção de mudança de hábitos de vida.

A saúde e a qualidade de vida na terceira idade, mais que em outros grupos etários, sofrem a influência de múltiplos fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais. Assim avaliar e promover a saúde do idoso significa considerar variáveis de distintas áreas, numa atuação multidisciplinar. Nesta premissa o Projeto Afeto desenvolve ações que atendem integralmente as necessidades do idoso, como estratégia fundamental de ampliação do envelhecimento bem sucedido.

O trabalho é realizado em duas unidades da Instituição, sendo no Jardim Marista em Trindade e em Goiânia no Jardim Planalto. O Projeto constitui-se em um trabalho educativo, onde além de informação, reflexão, recreação, oportuniza através de eventos, o resgate cultural    

Público Alvo: homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos.

Projeto Clínica Odontológica

O serviço da Clínica de Odontologia visa procedimentos curativos e preventivos com o objetivo de atingir o maior número de usuários e sobre tudo conscientizar este público da importância da saúde bucal através de um programa de educação continuada. Este plano de ação beneficia não só todos os inseridos nos projetos, assim como quem necessitar do serviço, que além dos resultados obtidos de imediato, como alívio da dor, temos como meta principal o resultado à longo prazo, que é a redução da incidência da cárie dental, da doença periodontal, a promoção de mudança de hábitos de higiene e dietética.

Público Alvo: a toda demanda, que deste serviço necessitar, Crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, e os que estão inseridos nos projetos da ABM, voluntários e colaboradores.

Projeto Atendimento Jurídico

O projeto é desenvolvido por advogados voluntários, na escuta e encaminhamentos para atendimento no Fórum e no Ministério Público, considerando sempre a realidade do usuário de seus direitos e deveres, para que o mesmo possa gerir o seu processo, na perspectiva do reconhecimento do seu papel social e das suas possibilidades na resolução dos seus problemas. São feitos encaminhamentos para as diversas varas: família, trabalhista, civil e criminal.

Público Alvo: Homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, cadastrados nos projetos  da ABM, e todos os que buscam este serviço que tenham questões pendentes ou a resolver com a justiça.

Projeto Vencer Sem Drogas

     Esse projeto contempla o acolhimento do dependente químico e todo o núcleo familiar, bem como todos os envolvidos no processo de resgate do usuário de substancias psicoativos, promovendo a saúde biosociopsicoespiritual. O Projeto Vencer Sem Drogas tem por meta difundir informações a respeito da drogadição, tratamento e prevenção, promovendo acesso a informações de qualidade; orientados por profissionais que lidam com o problema e conhecem os mecanismos da doença, suas causas, conseqüências e tratamento. Com o propósito de evitar ou, pelo menos, reduzir a dor de impotência, culpa e desesperança que envolve as famílias, as mesmas participam de atendimento em grupos terapêuticos semanais, onde é feito uma avaliação psicossocial, estimulando a auto-estima e a possibilidade real de mudança de hábitos de vida.

Público Alvo: o dependente químico, e todo o núcleo familiar, assim como todos os envolvidos no processo de resgate do usuário de substancias psicoativas em atendimento ou não e sua família.

 

Projeto Cia. de Artes Cênicas

O Projeto é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos, em vulnerabilidade social. Utilizando das Artes Cênicas como meio de prepará-los para a vida, oportunizando maneiras de manifestações que os permitam utilizar as diferentes formas de linguagens da sociedade como a corporal, verbal, plástica, a escrita, entre outras, expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica, e com isso, analisando e avaliando o resultado de suas ações, interagindo de maneira mais eficaz no meio em que vive.

Público Alvo: Crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social

Projeto Impacto Social    

É uma ação que tem como objetivo principal ampliar e dar mais resolutividade às ações de atendimento à população carente; o impacto social é a saúde como direito e serviço para a comunidade, e que contribui para a redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidências. Os atendimentos são integrados por profissionais de diferentes áreas como Serviço Social, Fonoaudiologia, Enfermagem Psicologia, Terapia Ocupacional, Jurídico, Educador Físico, Nutricionista,Odontologia,  Pediatria, Ginecologia, Fisioterapia, Ortopedia, Audiometria, Estética e outros. O impacto realiza um trabalho profissional com os usuários como sujeitos de direitos, contribuindo para o acesso à saúde, como um direito social, o que nos permite  enquanto instituição captar o que há de social relacionado a questão da saúde, para além da dor, do sofrimento, da informação pontual  resolver ou amenizar problemas emergenciais, como também canal de possibilidade de resolução de problemas a longo prazo através de encaminhamentos à rede.

Público Alvo: Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo do serviço público.

 Projeto Natal com Alegria

A proposta deste projeto visa à utilização desta data festiva, para o recadastramento e o cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades multidisciplinares temáticas criando a oportunidade de promoção da sua saúde biopsicosociespiritual. Neste mesmo dia é feita a doação de cestas básicas, roupas e presentes às famílias e crianças. A programação oferece, atividade esportiva, lazer, cultura entre outras.  A equipe de profissionais que atuam é composta por educador físico, psicólogo, assistente social, professor de música, voluntários, colaboradores e equipe administrativa. Essa atividade tem ainda um momento de reflexão sobre a busca pela qualidade de vida, articulando ações que viabilizem o resgate produtivo do ser, trabalhando o mesmo de forma global, valorizando os aspectos individuais e coletivos.

Público Alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas em uma de nossa unidade de trabalho.

 

Comunidade Terapêutica Manancial Feminina – CTMF (Em Construção)

 

A Comunidade Terapêutica Manancial Feminina (CTMF) foi idealizada para atender a demanda de usuárias de substâncias psicoativas que necessitam de um ambiente protegido, organizado para auxiliá-las a modificarem o estilo de vida. Desta forma, poderão resgatar sua cidadania e autocontrole necessários para o retorno à sociedade, em condições de manter uma vida saudável e reconstruir relações consigo mesmo, com familiares, profissionais e com seus pares.                             

A proposta terapêutica está centrada no acolhimento, recuperação e reinserção social das residentes  com vista à reelaboração e implementação de um novo projeto de vida que tenha como pressupostos básicos, a saúde integral e a melhoria da qualidade de vida:

  • Ação especializada na área de dependência química;
  • Avaliação de possíveis comorbidades psiquiátricas associadas ao quadro de dependência química;
  • Assistir a família da usuária, com o objetivo de apoiar e orientar a rede de suporte social da residente durante o período de tratamento e preparação do pós alta;
  • A Instituição propõe o gerenciamento de casos com projetos terapêuticos coletivos e individualizados.
  • Reinserção Social

 

Publico Alvo: Mulheres entre 18 e 50 anos de idade com dependência de  substâncias psicoativas.

 

Associação Beneficente e Cultural Manancial
Alameda Ricardo Paranhos, 728 Setor Marista - Goiânia-GO
Contato: (62) 3945-4917